quarta-feira, 1 de Maio de 2024  00:03
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Dia da Mãe

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Arroz de Polvo

Arroz de Polvo

Limpe cuidadosamente o polvo, retirando toda a viscosidade e bata-o com um maço de madeira para o amaciar. Lave-o em ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-12-2009

Clubes da Floresta combatem alterações climáticas.


Membros dos Clubes da Floresta de 15 escolas do distrito de Aveiro, que participam no projecto “Plantar o Futuro – a floresta das ...

Membros dos Clubes da Floresta de 15 escolas do distrito de Aveiro, que participam no projecto “Plantar o Futuro – a floresta das crianças”, organizado pela Associação Florestal do Baixo Vouga e pelo Projecto de Sensibilização e Educação Florestal da População Escolar, estão a germinar as sementes que vão, depois, transplantar para um terreno com 60 mil metros quadrados. Acção de combate às alterações climáticas.

Numa altura em que os líderes mundiais discutem a redução das emissões de gases com efeito de estufa, alunos do distrito de Aveiro participam num projecto que visa, nomeadamente, a fixação do carbono atmosférico.

Ajuda simbólica a “quase três mil quilómetros de distância de Copenhaga, onde decorre a cimeira da ONU sobre o clima”. “É importante que as crianças participem nestes projectos, para que percebam a necessidade de criar cada vez mais espaços verdes”, salienta Ondina Almeida, responsável pelo Clube da Floresta da EB 2/3 de Abergaria-a-Velha.

E uma das alunas parece já ter aprendido a lição… Leonor Jesus, de 11 anos, acha que “as árvores são muito importantes e não devem ser cortadas, pois fornecem ar”. “Os alunos estão sensibilizados. Sabem que as árvores e tudo o que diga respeito à floresta é essencial para a vida”, diz Dulce Costa, que é juntamente com Isaura Maia, responsável pelo Clube da Floresta da EB 2/3 de Oliveirinha. A ouvi-la está o aluno Jonathan Cordeiro, de 12 anos, que se mostra satisfeito por participar num projecto que vai fazer com que haja “mais árvores, diminuir a poluição e proteger a floresta”.

As duas professoras mostram com orgulho o pedaço de terra onde já têm algumas das espécies que vão ser transplantadas, no dia 19 de Março, para uma área serrana, no concelho de Albergaria-a-Velha. Esta será a última etapa do “Plantar o Futuro”, que arrancou com uma campanha de recolha de embalagens tipo tetra-pack e sementes de espécies nativas da floresta portuguesa. Neste momento decorre a terceira fase, em que os alunos estão a semear diversas sementes nos pacotes de leite e a acompanhar o processo de germinação.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®